Dicas – A hora do Câmbio

Como vocês podem imaginar, as últimas semanas antes da viagem são repletas de ajustes, atividades finais, documentações e, entre as atividades, está a busca pelo melhor câmbio para troca de moedas.

Claro que atualmente não vivemos um bom momento econômico, até porque as swap que o Banco Central fazia há alguns anos para a manutenção do valor do Dólar foi descontinuado a partir deste mês de abril. ( Sim, acabamos tendo que entender um pouco de economia e política quando viajamos).

No nosso caso dependemos do Euro, pois na Irlanda esta é a moeda utilizada. Engraçado pensar que a moeda estava extremamente desvalorizada no início de fevereiro, mas depois acabamos descobrindo que o motivo para isso eram as eleições da Grécia. Este país é um dos maiores devedores do Banco Central Europeu. E a indecisão de quem iria assumir o poder acabaram gerando um certo receio político e econômico que foi atenuado logo depois do término do pleito. Com isso o Euro entrou num período de valorização e que foi impulsionado pelo bom momento do Dólar (apesar de que o Euro se desvalorizou com relação ao Dólar) e que teve uma pequena ajuda do Brasil, das corrupções, não aceitação do ajuste fiscal nos moldes sugeridos…. enfim… um excelente momento, não acham? #sqn

Porém, a necessidade faz com que seja possível encontrar alternativas. Decidido em comprar com uma cotação boa, fiz uma pesquisa na internet e encontrei o aplicativo Câmbio Legal. Nele é possível ver quais são as casas de câmbio próximas e qual o melhor VET (Valor Efetivo Total) entre todas. Por mais que as taxas talvez não estejam 100% atualizadas e realmente não estão, o aplicativo permite saber quais tem o costume de praticar valores mais acessíveis. Aliando esta informação ao fato de que a maioria das agências possuem uma margem de negociação de no mínimo dois centavos para baixo tanto nas negociações em espécie, como também no VTM (Visa Travel Money), conseguimos ter alguma economia nestas trocas

screen568x568

Selecionei as casas de câmbio e depois de negociar com umas três diferentes consegui chegar a uma redução de R$0,10 centavos no VET de ambas as possibilidades.

O aplicativo não é o mais atualizado possível, mas permite você iniciar uma busca mais efetiva dos melhores locais para câmbio de sua cidade. Tem a possibilidade de fazer esta consulta no próprio site do Banco Central.

Então com um pouco de paciência para negociar os valores e sabendo utilizar um pouco destas ferramentas que existem hoje, foi possível fazer uma boa economia na hora do câmbio.

O valor mínimo para fazer o cartão VTM não é tabelado, cada casa da câmbio define isso, vimos empresas que pediam 100, 200 e, até mesmo, 25 euros. Ou seja, pesquisa é tudo!

E agora depois desta etapa, vem a tão temível hora de arrumar a mala e conseguir colocar tudo em duas bagagens de 32Kg e mais a de mão. Quero só ver!

Anúncios

Participe do @vidanamala, o que achou da postagem?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s